6 dicas de como integrar iluminação com a decoração

6 dicas de como integrar iluminação com a decoração

< VOLTAR

Além de móveis bem planejados e detalhes impecáveis, um ambiente só fica perfeito mesmo se combinado com uma boa iluminação. Conheça alguns tipos e como integrá-la na decoração do seu imóvel e deixe-o ainda mais incrível!


Reprodução/Pinterest

Um ambiente pode ser simples e ao mesmo tempo aconchegante se composto por elementos-chave que fazem toda a diferença na hora de decorar. Um deles é a iluminação. Primeiro, vamos entender um pouco mais sobre alguns tipos básicos e essenciais desse componente tão importante em uma decoração:

- Iluminação difusa: um clássico! Essa com certeza você já viu em algum lugar por aí. A iluminação difusa é aquela instalada no teto e centralizada diretamente nos ambientes em um objeto em específico. Um arranjo de mesa é um bom exemplo de uso deste tipo de iluminação.

- Iluminação indireta: aquela próxima ao objeto, por exemplo, luminárias ou lâmpadas penduradas. Muito utilizada para leitura em uma mesinha de canto.

- Iluminação direta: comumente conhecida como holofotes. Este tipo de iluminação é bastante usada para dar destaque a alguma peça decorativa, ou textura, ou um detalhe, chamando atenção de quem observa.

 

Separamos algumas ideias para você testar em alguns ambientes da sua casa:

1- Trilho com luminárias alternadas e distantes do teto. Os trilhos podem ser, ainda, elementos incríveis para compor o décor do ambiente.


Reprodução/Casa e Jardim/Foto: Luis Gomes/Editora Globo

2- Iluminação em nichos amadeirados. Experimente usar iluminação de led! O tom amarelado é uma particularidade que se destaca e deixa tudo mais incrível.


Reprodução/Casa e Jardim/Foto: Edu Castello/Editora Globo

3- Sair do comum é sempre uma boa, né? Uma ótima opção para isso, é a escolha de calhas metálicas. Como elas serão instaladas e dispostas, isso é com você! Use e abuse da criatividade e deixe o ambiente cheio de ousadia e bom gosto.


Reprodução/Casa e Jardim/Foto: Marcelo Magnani/Divulgação

4- Pendentes de alumínio que iluminam diretamente o objeto específico. A dica é colocar um jogo deles em cima de uma bancada preso a um trilho.


Reprodução/Casa e Jardim/Foto Edu Castello/Editora Globo

5- Iluminação com rebaixamento de gesso acartonado e lâmpadas fluorescentes.


Reprodução/Casa e Jardim/Foto Editora Globo

6- Iluminação natural. Uma iluminação natural pode deixar o ambiente mais sofisticado além de contribuir para a economia na hora dos gastos. A cozinha do Palco Vaca Brava conta com este elemento incrível!


Acervo pessoal

Conheça o decorado: http://bit.ly/PalcoVacaBrava