623239-1919
6299203-1700

Área de lazer: o que realmente é importante para você?

Lazer completo que inspira uma vida saudável

A rotina agitada dos grandes centros urbanos demanda tempo e a busca por conveniências que simplifiquem os diferentes estilos de vida. E escolher onde morar pode trazer uma série de fatores importantes que impactam diretamente na qualidade de vida, como a localização, segurança e até mesmo uma área de lazer para você se divertir com a família e amigos sem precisar sair de casa.

Dar um mergulho para relaxar, jogar vôlei, fazer um churrasco e praticar exercícios dentro do seu condomínio, são algumas das comodidades que uma área de lazer bem planejada pode proporcionar. Mas você sabe como escolher a opção mais adequada para você?

Será que vale a pena investir em uma opção mais robusta e aumentar significativamente o gasto com as taxas de condomínio? O que é válido priorizar na hora de escolher a área de lazer que combina com o meu estilo de vida e o meu bolso? Essas e outras respostas você confere a seguir.

Quais pontos avaliar na hora de escolher a área de lazer?

Estruturas grandiosas podem simplificar a vida de muitos condôminos que querem diminuir o fardo das tarefas rotineiras para poder se dedicarem às atividades que proporcionam bem-estar, mas é preciso ter em mente que os custos para manter toda a infraestrutura podem aumentar proporcionalmente.

É sempre bom contar com muitas opções de lazer e conveniências, mas é preciso tomar cuidado com os exageros, eles podem acabar gerando um gasto desnecessário naquele investimento tão sonhado.

De acordo com alguns corretores, as taxas elevadas dos condomínios podem inclusive atrapalhar a possível venda do imóvel, já que é um dos fatores preponderantes na escolha de muitos compradores.

Alguns itens são considerados essenciais e requisitados pela maioria dos clientes, e quando se fala de “lazer completo” as facilidades mais procuradas incluem a piscina, academia, quadras poliesportivas, churrasqueira, playground e salão de festas anexo ao espaço gourmet.

Por outro lado, algumas mordomias podem se tornar inúteis quando a demanda não for suficiente para justificar as despesas que elas geram. É o caso, por exemplo, de alguns empreendimentos que oferecem salão de beleza com massagista, sala de cinema, salão de jogos, garage band (sala para músicos), lan house, pista de skate, mini golf e uma infinidade de outras alternativas.

A princípio, todas essas comodidades podem brilhar os olhos dos potenciais clientes, mas será que vale realmente a pena desembolsar uma quantia maior para pagar benefícios que serão pouco ou nunca aproveitados? Para te ajudar a responder esta pergunta, veja no próximo tema como escolher a área de lazer ideal para o seu investimento.

Como escolher a área de lazer ideal?

Nem sempre uma área de lazer com inúmeros itens pode ser a mais funcional e compatível com as suas necessidades. É necessário avaliar o custo-benefício e o quanto todos os recursos serão utilizados.

Projetos bem planejados levam em consideração, além da comodidade, a distribuição dos espaços. Não adianta ter muitas opções, com espaços pouco úteis, e ainda pagar por algo que será mal aproveitado.

Uma pesquisa realizada pela administradora de condomínios, Seu Condomínio, com mais 450 dos seus clientes, revelou que as áreas comuns mais utilizadas pelos moradores são a Churrasqueira e o Salão de festas, com uso médio de 68% do tempo disponível.

A brinquedoteca e o parquinho também são áreas bastante utilizadas, com cerca de 62% de uso, seguidos pelos espaços dedicados à prática de esportes, como quadras poliesportivas e academias, com uma média de 53%. As piscinas, que são os espaços mais requisitados no verão possuem uma média anual de 41% de uso.

Apesar de ser uma pesquisa interessante, as proporções podem variar bastante de acordo com o público a que o empreendimento se destina. A dica é avaliar o perfil da sua família e optar por apartamentos que oferecem os espaços essenciais para o conforto e comodidade de cada um.

Pensando nisso, analisamos as opções que um bom condomínio deve oferecer para garantir o lazer completo, com segurança e conforto, aliado a um ótimo custo-benefício. Veja:

Academia

Quer mais praticidade que poder praticar exercícios sem precisar enfrentar o trânsito desgastante e ainda economizar tempo e dinheiro para se dedicar ao seu bem-estar?

Aquele hábito de acordar cedo para aproveitar a academia vazia e chegar a tempo no trabalho não precisará mais fazer parte do seu dia a dia. Contar com um espaço fitnnes no “quintal de casa”, além de ser um incentivo maior para que você não descuide da saúde, proporciona maior segurança e ainda contribui para elevar os seus períodos de descanso.

Espaço gourmet

Vai receber muitos amigos e precisa de um espaço confortável, com estrutura completa e um ambiente aconchegante e intimista? O espaço gourmet é perfeito para você fazer as suas reuniões sem se preocupar com a acomodação dos seus convidados.

As principais vantagens desse tipo de ambiente são a integralização, funcionalidade e praticidade que ele proporciona. Os projetos são pensados e projetados para serem uma extensão do conforto do seu lar, com uma proposta mais moderna e arrojada que os ambientes de churrasco, por exemplo.

Quadras poliesportivas

Para quem prioriza a prática de esportes aliada a diversão, as quadras poliesportivas são as melhores opções. Elas reúnem várias modalidades e propiciam a interação e entretenimento dos moradores.

A segurança é outro fator importante a se considerar nesse espaço. Se deslocar para aproveitar momentos de lazer como esse tem sido cada vez mais preocupante, já que o medo do que pode acontecer se torna cada dia mais evidente. Por esse motivo, é sempre melhor optar pela prática de várias atividades dentro do próprio condomínio.

Salão de festas

Ter um espaço para confraternizações maiores é sempre mais confortável e econômico. Ter um salão de festas à disposição, para comemorações ou simplesmente para receber a família e amigos é prático e em muitos casos mais privativo.

Já que eles contam com estrutura própria, você não vai precisar se preocupar com o aluguel de mesas e nem com a estrutura para o preparo e armazenamento de comidas e bebidas.

Brinquedoteca e playground

Os playgrounds e as brinquedotecas são as áreas preferidas das crianças. Elas se tornam verdadeiros diferenciais quando falamos de espaços seguros para os pequenos se divertirem sem perturbar o sossego dos demais condôminos.

Ter uma brinquedoteca e um playground é sinônimo de comodidade e liberdade, já que os espaços para brincadeiras dentro dos apartamentos é reduzido. E, também, pode ser uma ótima alternativa para receber os amigos sem se preocupar se os filhos deles terão um lugar confortável e recreativo para aproveitarem.

Piscina

Aproveitar os momentos de descanso com um banho relaxante na piscina, sem precisar enfrentar os clubes lotados, e ter a certeza que está usufruindo das condições adequadas de higiene dessa água, é com certeza um investimento inteligente. Sem contar que a privacidade é outro ponto importante a ser levado em consideração por quem opta aproveitar desse tipo de lazer.

Sabendo que a piscina se encontra ali, a poucos metros do conforto do seu apartamento, é possível utilizá-la para outras finalidades também, como a natação, hidroginástica e, até mesmo, para socializar com vizinhos e amigos.

Além do mais, os encontros com os amigos podem se tornar mais interessantes e prazerosos quando se pode desfrutar de uma comodidade como essa.

Churrasqueira

Assim como o salão de festas e o espaço gourmet, as áreas para churrasco são espaços dedicados às confraternizações e socializações preparados especialmente para você receber os amigos e a família.

Uma das vantagens de ter uma área projetada para churrasco é poder aproveitar também a área da piscina, que normalmente é planejada para estar próxima desse espaço.

 

Assim como é importante se dedicar ao trabalho, é fundamental reservar um espaço na agenda para relaxar e aproveitar os momentos de descanso. E quando se tem essa oportunidade ao alcance das mãos, não usufruir acaba sendo uma perda e um gasto desnecessário.

Para desfrutar de todos os benefícios que uma área de lazer pode oferecer, uma boa ideia é criar uma rotina de utilização dos ambientes. Pense como se fosse um calendário destinado aos dias de lazer e reserve horários e dias da semana específicos para cada um deles.

Comece estipulando a frequência que vai praticar exercícios físicos. Você ainda pode dividir entre a academia e as quadras poliesportivas para não ficar monótono.

Pense em quando quer se reunir com os amigos e utilizar a área gourmet para tornar o encontro mais intimista e agradável. A piscina pode ser outra alternativa atraente para esse tipo de reunião. E até mesmo o encontro com a família pode fazer parte desse cronograma, já que as áreas de churrasco normalmente precisam ser reservadas com antecedência.

Agora que você já sabe como escolher a área de lazer ideal para você e sua família, basta analisar quais itens são realmente essenciais para que vocês priorizem a qualidade de vida e tenham a certeza de estarem fazendo um investimento financeiramente saudável.

Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Quer compartilhar com a gente as suas opiniões? Deixe aqui o seu comentário!

Comentários