ALUGUEL

6299123-5560
6299858-4748

Melhor bairro para morar em Goiânia. Quais os prós e contras

Barro para morar em Goiânia

Você está pensando em se estabilizar em Goiânia mas não sabe qual o melhor bairro para morar? É melhor ficar atento aos pontos positivos e negativos de cada bairro e às características gerais da cidade.

Goiânia está localizada no centro-oeste do Brasil, a 209 km de Brasília-DF. A capital de Goiás é bem conhecida pelo estilo musical sertanejo, mas também por sua enorme área verde. Além de ser o centro do sertanejo no Brasil, Goiânia também é conhecida por sediar dois dos maiores festivais de música alternativa do país.

Sendo uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes, hoje Goiânia é reconhecida nacionalmente pelo setor de farmoquímicos e agronegócios.

Antes de falarmos sobre cada um dos principais bairros de Goiânia, veja alguns dos motivos que tornam Goiânia o foco de atenção de pessoas e empresas de todo o mundo que procuram prosperidade com qualidade de vida.

Por que morar em Goiânia

Com menos de cem anos de idade, Goiânia é uma cidade nova, mas com uma forte identidade, que mescla a hospitalidade e o aconchego do interior, com as oportunidades e empolgação cultural que só as grandes metrópoles oferecem.

A cena gastronômica se destaca, com bares e restaurantes oferecendo o melhor da culinária mundial e a tradição da cozinha caipira.

A educação em Goiânia é de alto nível, com algumas das melhores escolas do país, que aprovam alunos nas mais conceituadas universidades e a saúde é de primeiro nível, com hospitais e profissionais de gabarito em diversas áreas de atuação, em especial em oncologia, neurologia e oftalmologia.

Trabalho também não falta na capital, mesmo durante os momentos de incerteza econômica no Brasil, a cidade é uma das que mais criam empregos em todos os níveis – e continua a crescer.

A construção civil em Goiânia é um mercado pujante, com prédios residenciais e comerciais de alto padrão sendo construídos em todos as regiões para atender às expectativas dos novos moradores e manter a capital entre as mais desenvolvidas do país. Fora isso, viver em Goiânia é viver cercado pela natureza, com ótimos parques para visitar com a família, para fazer exercícios e relaxar, mesmo nas regiões centrais da cidade.

Você é um dos interessados em fazer de Goiânia o novo lar de sua família? Acompanhe uma lista dos melhores bairros para viver na cidade!

Jardim Goiás

Prós

Situado numa das regiões mais valorizadas de Goiânia, o Jardim Goiás dispõe de uma infraestrutura comercial privilegiada. Próximo a hipermercados, shoppings, parques, bares e restaurantes, o bairro ainda está perto de pontos estratégicos como o estádio Serra Dourada, autódromo Internacional de Goiânia e Shopping Flamboyant.

Contras

Apesar de oferecer muitos recursos comerciais, o Jardim Goiás deixa a desejar em quantidade de escolas e academias.

Setor Bueno

Prós

O segundo maior bairro de Goiânia é repleto de opções de lazer, cultura e comércio. Seus prédios imponentes e suas praças bem cuidadas reforçam a qualidade de vida oferecida pela região. O Bueno também é conhecido por sua grande estrutura escolar, com várias opções para o ensino fundamental, médio e pré-vestibular.

Com grandes empreendimentos imobiliários, o Bueno é uma boa opção de bairro para morar para quem busca um bairro versátil e moderno.

Contras

Em razão de todas as opções e facilidades citadas anteriormente, o trânsito do Setor Bueno e região pode ser mais intenso, principalmente nos horários de pico.

Setor Marista

Prós

Com acesso facilitado ao Setor Bueno, Jardim Goiás e Nova Suíça, o Setor Marista também está entre as regiões mais valorizadas de Goiânia. Com os melhores restaurantes da cidade, com certeza a região é uma das mais nobres da capital.

Para quem procura um estilo de vida cosmopolita e com muitas opções de entretenimento, o Marista é o melhor bairro para morar.

Contras

Assim como na região do Bueno, pode haver alguma lentidão no trânsito nos horários de pico. Além disso, há aqueles que se incomodam com o barulho do polo gastronômico.

Setor Oeste

Prós

Localizado entre dois parques – o Bosque dos Buritis e Lago das Rosas – o Setor Oeste é garantia de ar puro e área verde para os seus moradores. A Praça Tamandaré faz parte da memória afetiva dos goianienses e de quem escolhe a capital para morar. Em dezembro, a decoração de Natal nessa região é uma das atrações que chama mais atenção na cidade.

O zoológico de Goiânia é uma atração a parte em meio a tanta vida urbana, sendo uma alternativa para um passeio em família. E, além de todos esses fatores, o bairro tem a maior concentração de bancos e hotéis da cidade, valorizando a região.

Contras

Por ter sido construído por volta dos anos 1950, o bairro tem edifícios mais antigos. Geralmente os imóveis mais antigos têm um valor de condomínio mais alto que pode onerar seu orçamento mensal.

Setor Sul

Prós

Este setor é parte da construção da história de Goiás, sendo projetado por Armando de Godoy. O arquiteto deu ao bairro traços residenciais, inspirados nas tendências das cidades-jardim. Para quem gosta de praças cheias de sombras e espaços de convivência, o Setor Sul é o melhor bairro para morar.

Contras

Assim como o Setor Oeste, o Setor Sul sofreu com a ação do tempo. Apesar disso, algumas praças e vielas ainda guardam o charme do projeto original.

Setor Universitário

Prós

O bairro recebeu esse nome devido ao grande número de instituições de ensino superior que se instalaram na região. Atraindo estudantes e suas famílias por conta da proximidade, o bairro é jovem e repleto de atrações para todas as idades. A Praça Universitária acolhe eventos culturais e musicais colocando em evidência os artistas da cidade e também de todo o Brasil.

Contras

Apesar da ótima localização, a infraestrutura do bairro não é tão boa se comparada a dos bairros citados anteriormente.

Leste Vila Nova

Prós

Um dos bairros mais antigos de Goiânia, com casarões espaçosos, confortáveis e peculiares, a vila nova conta com restaurantes e comércios tradicionais, que trazem a essência da cidade. A praça Boaventura transporta os moradores para momentos de tranquilidade e intimidade que só costumam ser possíveis no interior do Brasil.

Contras

Apesar de ter toda a estrutura para atender às demandas da população, a Vila Nova sofre com poucas atrações culturais, tendo os moradores que visitar a região central e os grandes shoppings da cidade para ir ao cinema e participar da maioria dos eventos culturais da cidade.

Setor Central

Prós

O centro de Goiânia é próximo às grandes universidades e órgãos públicos estaduais, municipais e federais instalados em Goiânia. O acesso a todas as vias mais importantes da capital também é facilitado, levando aos grandes parques, shopping centers, escolas e eventos culturais. Lá são encontrados condomínios residenciais antigos com apartamentos grandes e confortáveis, além de casas pitorescas e interessantes.

Contras

O bairro é repleto de pedestres e carros durante todo o dia, o que gera um trânsito caótico e lento, enquanto durante a noite a região esvazia, o que deixa algumas partes do setor mais inseguras para pedestres.

Setor Coimbra

Prós

Um dos metros quadrados mais valorizados da cidade, o Coimbra se destaca por usufruir do Parque Lago das Rosas, como o setor Oeste, oferecendo uma ótima opção de lazer para os moradores e suas famílias. O bairro conta com ótimos hospitais e alguns dos mais tradicionais restaurantes e lanchonetes da cidade, com fácil acesso aos centros comerciais da cidade e ao centro.

Contras

Desconsiderando o Lago das Rosas, o setor Coimbra não conta com tantas outras opções de lazer ao ar livre e o trânsito em suas principais vias é muito pesado durante o horário comercial, pois é necessário passar pelo bairro para chegar a algumas das regiões mais movimentadas da capital.

Bairro Eldorado

Prós

Um dos bairros mais novos e bem planejados de Goiânia, o Eldorado está localizado na região sudoeste da capital e conta com amplas áreas verdes, monitoramento e segurança 24 horas. O bairro tem uma boa estrutura de comércio e lazer, inclusive com um shopping center à disposição do público.

Contras

O Eldorado está um pouco afastado centro de Goiânia e conta com poucas vias de acesso, o que gera um trânsito caótico em horários de pico. Os edifícios são novos, mas os apartamentos são menores do que os encontrados em outras regiões da capital. Além disso, as melhores escolas de nível médio e universidades da capital estão um tanto afastadas do bairro.

Nova Suíça

Prós

Outro bairro planejado, o setor Nova Suíça conta com exatamente 55 quadras, com casas e condomínios verticais de alto padrão para viver. No setor, podem ser encontrados ótimos restaurantes familiares, além de pequenas e pacatas praças que dão um clima de interior para a região.

Contras

Como um setor novo, ainda falta uma variedade de estabelecimentos comerciais, que pode fazer com que seja necessário se deslocar para o vizinho setor Bueno para visitar shopping centers e grandes supermercados, por exemplo.

Parque Amazônia

Prós

Uma ótima opção para quem deseja escapar de grandes engarrafamentos e ter fácil acesso a praticamente todos os grandes centros culturais, comerciais e industriais da grande Goiânia, o Parque Amazônia está passando por uma grande transformação, com condomínios residenciais novos e modernos, além da revitalização do Parque Cascavel, que está se tornando um dos mais visitados parques da cidade. O setor conta com um dos mais importantes shopping centers da capital e ótimas opções em bares e restaurantes que refletem a renovação do Parque Amazônia, oferecendo muita variedade e conceitos contemporâneos.

Contras

O Parque Amazônia ainda tem problemas com iluminação em algumas ruas e praças e passa por obras de infraestrutura que podem se apresentar como incômodo para novos moradores até que sejam concluídas.

Jardim América

Prós

Um dos maiores bairros da capital, o Jardim América está localizado na região sul e oferece ótimo acesso à região central e aos setores Bueno e Nova Suíça. O setor é repleto de praças e espaços para a prática de esportes ao ar livre, além de contar com hipermercados e diversas lojas e serviços à disposição dos moradores

Contras

Como é um bairro muito grande, algumas partes do Jardim América carecem de boas escolas de nível fundamental e médio.

Setor Pedro Ludovico

Prós

O setor Pedro Ludovico é um bairro extremamente arborizado, com grandes ilhas entre as avenidas e praças, além de ter fácil acesso ao Parque Areião. Ele é repleto de bares e restaurantes requisitados, além de casas de ótimo padrão para viver. Também oferece fácil acesso aos melhores shopping centers, escolas e universidades de Goiânia. O setor tem ligação com grandes vias rápidas como a Marginal Botafogo e a BR-153, que facilitam a locomoção para diversos pontos da cidade.

Contras

Por ser um bairro mais pacato em meio a algumas das regiões mais movimentadas da cidade, o Setor Pedro sofre com alta criminalidade, o que torna necessário ter mais cuidado em horários de pouco movimento ao entrar e sair de casa.

Escolhendo o melhor bairro para morar em Goiânia

A listagem acima apresenta apenas parte dos bairros de Goiânia e, mesmo assim, já percebe-se que a cidade tem opções para todos os gostos, idades, famílias e interesses. Conte com a ajuda de uma imobiliária local, conhecida por seu profissionalismo e tradição no mercado para escolher melhor bairro para morar em Goiânia e o imóvel ideal para sua família.

Os profissionais da Bambuí indicam a você os bairros mais adequados às suas expectativas, levando em consideração as necessidades de sua família, a estrutura do bairro, condições de segurança, educação e saúde e as previsões de crescimento e desenvolvimento em cada região, permitindo que você faça o melhor investimento na sua qualidade de vida.

Conheça os imóveis à venda pela Bambuí ou já comece a se planejar para uma futura mudança verificando os lançamentos em condomínios residenciais de altíssimo padrão na cidade de Goiânia. Converse com um corretor da Bambuí!

E você, qual é o seu bairro para morar ideal?

Comentários