ALUGUEL

6299123-5560
6299858-4748

Casa ou apartamento: qual é a melhor opção?

Casa ou apartamento? Essa é uma dúvida comum na cabeça de quem busca um imóvel para chamar de lar. Ambas as opções apresentam suas particularidades e escolher a melhor para você e sua família não é uma tarefa fácil.

É preciso analisar com cuidado as condições dos imóveis, os custos envolvidos e como você e sua família irão se adaptar ao novo lar. Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas das vantagens e desvantagens de viver em casas ou apartamentos. Acompanhe e tenha mais clareza na hora de decidir qual a melhor opção para suas necessidades!

Casa: vantagens e desvantagens

Ao escolher uma casa como moradia, você estará optando por um imóvel que, normalmente, oferece mais espaço para a família, dá mais liberdade para modificações e reformas, pode servir tanto como moradia quanto como local de trabalho e atendimento a clientes, entre outras vantagens.

Apesar de dar mais liberdade e não gerar custos com condomínio, as casas são imóveis muito mais difíceis de serem cuidados e gerar trabalho de manutenção e custos que podem ser bem pesados para o orçamento familiar. Vamos falar um pouco sobre as vantagens e desvantagens de escolher uma casa para morar. Acompanhe:

Mais espaço

Geralmente, as casas oferecem um espaço consideravelmente maior para seus moradores, contando com garagens, um jardim e um quintal, além da casa propriamente dita. Estes espaços externos são de uso exclusivo dos moradores e não precisam ser reservados ou compartilhados com vizinhos, como acontece em apartamentos.

Esse espaço maior ainda pode ser utilizado ou modificado livremente, com algumas pessoas até expandindo suas casas ou mesmo construindo novas moradias no mesmo terreno para serem usufruídas pela família.

Casas são mais versáteis

Não é só ter espaço, é poder utilizar este espaço como quiser. Muitas profissionais que vivem em casas separam um ambiente da residência, inclusive construindo uma porta separada de acesso, para poder atender a clientes sem prejudicar a privacidade da família.

Psicólogos, contadores, advogados e outros profissionais liberais podem economizar bastante em custos de escritório realizando este tipo de modificação. Empreendedores também podem aproveitar, abrindo um negócio anexo à casa como uma oficina ou um salão de beleza, por exemplo.

Morar em uma casa dá trabalho

Casas são patrimônios valiosos e cheios de detalhes que precisam ser cuidados durante todo o ano para garantir sua qualidade e preservação. Sistemas elétricos, hidráulicos, portões, muros, grama, piscina, telhado e iluminação – entre outros – precisam de manutenção periódica e os moradores devem ficar atentos para evitar gastos enormes no futuro.

Os moradores devem identificar problemas, buscar os profissionais que os corrigem, fazer orçamentos e ainda acompanhar o reparo. Isso leva tempo, custa dinheiro e muitas vezes acontece nos momentos mais inoportunos. Por isso é sempre bom fazer checagens periódicas e sanar problemas enquanto eles ainda são pequenos.

Segurança em casa sai caro

O Brasil é um país com altas taxas de criminalidade e essa realidade deve ser considerada na hora de escolher um imóvel para morar. Para manter sua casa segura, muitas vezes é preciso investir em circuito de câmeras, interfones, vigilantes de bairro, cercas elétricas, entre outros dispositivos de segurança.

Tudo isso gera um custo considerável e mesmo assim você ainda deverá tomar cuidado, principalmente nos momentos em que for sair ou voltar para casa com seu carro ou a pé.

Apartamento: vantagens e desvantagens

Quem mora em apartamento tem uma maior facilidade de se conectar mais com os vizinhos e fazer parte de uma comunidade, o que é ótimo para famílias com filhos. Os condomínios de apartamentos muitas vezes contam com incríveis áreas de lazer em que todos podem se divertir, inclusive as crianças, que podem brincar com seus amigos em um ambiente seguro.

Essa proximidade com os vizinhos e espírito de comunidade diminui um pouco a liberdade e a privacidade dos moradores, que dividem paredes com os vizinhos. Por isso é muito importante levar em consideração os perfil dos outros moradores do prédio antes de comprar um apartamento e escolher o que tenha mais a ver com a realidade sua e de sua família.

Entretanto os apartamentos se destacam, principalmente, pela praticidade, segurança e localização dentro das cidades, o que pode tornar a vida dos moradores muito mais fácil. Veja as vantagens e desvantagens de viver em um apartamento.

Apartamentos oferecem mais segurança

Condomínios de apartamentos costumam oferecer mais segurança para seus moradores que casas. Criminosos têm muito mais trabalho para invadir um apartamento, já que é mais difícil invadir um prédio e, na maioria das vezes, o condomínio conta com um sistema de portaria, porteiros, cercas elétricas, um circuito de câmeras e em alguns casos até vigilantes.

Tudo isso é possível porque todos os moradores rateiam os custos de segurança na taxa de condomínio, garantindo um alto nível de proteção durante todo o ano.

Apartamentos estão bem localizados

É possível achar casas bem localizadas nos grandes centros urbanos, mas na grande maioria das vezes estes imóveis têm preços astronômicos por conta da especulação imobiliária e da proximidade às facilidades de uma cidade, como escolas, hospitais e shopping centers.

Os condomínios de apartamentos são, muitas vezes, construídos em regiões da cidade que estão bem desenvolvidas, inclusive em terrenos onde antes existiam casas.

Com muitos apartamentos em um mesmo terreno, fica muito mais barato encontrar opções a preços competitivos, que podem ser custeados por você que quer viver com as comunidades da cidade há poucos metros de sua residência. Morar nos melhores bairros é muito mais fácil e barato para quem procura apartamentos.

Apartamentos costumam ter boas opções de lazer

Morar em uma casa com piscina, quadra esportiva, salão de festas e área de churrasco sai extremamente caro, afinal, apenas o morador custeia todas as opções de lazer e é responsável por fazer as manutenções necessárias.

Tudo isso e muito mais pode ser encontrado em condomínios de apartamentos e utilizado por todos os moradores em conjunto ou mesmo através de reserva para eventos familiares. Alguns condomínios contam até com academias e parquinhos para crianças!

E os custos para manter as áreas de lazer e eventos limpas e bem cuidadas são rateados no valor do condomínio, o que torna muito mais viável bancar tais benefícios para você e sua família.

Apartamentos oferecem menos liberdade e privacidade

Dividir paredes com os vizinhos, encontrar com desconhecidos sempre que trafegar pelo condomínio e ter suas visitas passando por uma portaria e áreas comuns antes de chegar ao seu apartamento pode ser um incômodo para quem busca privacidade.

Além disso, se você não fizer uma boa análise do ambiente e do perfil do condomínio antes de se mudar pode passar por alguns transtornos. Se você tem uma família com filhos pequenos, é bom procurar um condomínio com mais pessoas na mesma situação. Da mesma forma, se você gosta de receber pessoas em casa e fazer festas, é bom morar em um condomínio com pessoas tão agitadas quanto você.

É normal para quem mora em apartamento saber um pouco da rotina dos vizinhos, escutar conversas e – principalmente – discussões familiares, entre outras coisas. Escolhendo bem o condomínio talvez você nunca sinta que seu espaço pessoal está sendo invadido.

Apesar dessa proximidade trazer benefícios para o desenvolvimento de laços e a formação de uma comunidade dentro do universo do condomínio, é preciso entender que há uma diminuição no nível de liberdade e privacidade que você tem ao escolher viver em um apartamento.

Apartamentos são mais práticos

Normalmente, os apartamentos são menores que as casas e isso é uma vantagem para pessoas que não gostam de ter muito trabalho na hora de fazer a limpeza e manutenção periódica de casa.

Outro fator de praticidade que quem mora em apartamento usufrui é o acesso ao zelador do condomínio, um profissional dedicado apenas a auxiliar os moradores a identificar e corrigir problemas que possam surgir em casa.

Muitas vezes o zelador não poderá resolver seu problema, mas ele vai entender a situação e entrar em contato com um profissional que possa lhe ajudar, tornando sua vida enquanto morador muito mais fácil.

É comum em condomínios de apartamento a oferta de serviços, como entrega de comida, academias (com personal trainers), lavanderias e outros que tornam a vida do morador muito mais fácil, sem nem precisar sair de seu prédio para realizar algumas atividades, sejam de lazer ou necessidade.

Taxa de condomínio

Muitos veem a taxa de condomínio como uma desvantagem de morar em apartamento, mas a verdade é que, se você botar na ponta da caneta, o custo com taxa de condomínio costuma ser muito justificado.

Afinal, o prédio tem funcionários de portaria, custos de manutenção do sistema de segurança e das áreas de lazer, funcionários de limpeza e manutenção para garantir que as áreas de lazer e eventos estejam sempre bem cuidadas, entre outros custos que normalmente entram na taxa de condomínio.

Qual escolher: casa ou apartamento?

Casas e apartamentos são duas opções de moradias cheias de prós e contras, o que é importante é que você entenda bem tanto as necessidades suas e de sua família quanto a condição de cada um dos imóveis que você pode escolher e das vizinhanças em que eles estão localizados.
A Bambuí trabalha com casas e apartamentos de alto padrão em toda a cidade de Goiânia. Veja todos os imóveis à venda pela Bambuí e entre em contato para conversar com um dos nossos corretores especialistase garantir as melhores condições de negociação para adquirir o imóvel dos seus sonhos!

Comentários