Como investir em imóveis: entenda este tipo de investimento e suas vantagens

A economia brasileira passou por uma grande instabilidade nos últimos anos, mas vem se recuperando gradativamente e com isso também cresce o interesse em investimentos, principalmente em opções mais seguras como o mercado imobiliário.

Quem investe em imóveis está adquirindo um bem de alto valor com grande potencial de valorização, já que imóveis são bens de primeira necessidade, tanto para empresas e pessoas físicas, seja para comprar ou alugar.

Veja a seguir alguns motivos para investir em imóveis e como dar início à sua empreitada no mercado imobiliário.

Investir em imóveis é seguro

Ao investir em imóveis você está investindo em algo tangível. Investimentos no mercado financeiro, títulos e ações são muito influenciados pelo cenário econômico mundial e brasileiro, o que os torna mais arriscados, podendo ser muito lucrativos, mas sempre com um risco considerável de prejuízos.

No mercado imobiliário, os riscos de desvalorização são muito irrisórios e a valorização pode ser mais lenta ou rápida de acordo com os fatores de mercado, mas a desvalorização é extremamente rara, principalmente com o grande crescimento dos centros urbanos no Brasil e no mundo.

Dessa forma, é muito mais seguro investir em imóveis e lucrar com a venda ou aluguel da propriedade posteriormente para atender a demanda crescente da população e empresas.

Imóveis são protegidos da inflação

O valor dos aluguéis, as parcelas de financiamentos e os diferentes pagamentos e transações referentes ao mercado imobiliário são atualizados pelo Índice Nacional da Construção Civil (INCC), que determina a inflação de preços do setor de construção civil.

Tanto o valor dos imóveis quanto dos aluguéis cobrados sobre eles acompanham a inflação, o que garante que o investimento não seja prejudicado mesmo em momentos de instabilidade no mercado brasileiro.

Investir em imóveis é diversificar

Mesmo que você seja um investidor que conhece bem o mercado financeiro e não tem medo de arriscar, investir em imóveis ainda é interessante. Como uma opção segura, os imóveis podem ajudar você a diversificar seu portfólio de investimentos e amenizar prejuízos caso tenha problemas em um dos seus outros investimentos.

Investir em imóveis é uma forma inteligente de assegurar um patrimônio valioso e ter um bom potencial de liquidez caso seja interessante ou necessário no futuro, para aproveitar novos investimentos ou mesmo para recuperar prejuízos.

Renda

Imóveis são ótimas opções para garantir um fluxo contínuo de capital, já que eles podem ser alugados e gerar renda rapidamente,  que ajudam a diminuir os custos com impostos e com possíveis parcelas de financiamentos.

O aluguel também aumenta com a valorização do imóvel, o que acelera a recuperação do investimento e o lucro posterior. Além disso, quem contrata uma imobiliária para gerir o aluguel de imóveis não precisa se preocupar em lidar com inquilinos, cobrança e processos burocráticos, usufruindo apenas da renda.

Patrimônio duradouro

Imóveis são bens duráveis que podem ser passados de geração para geração, valorizando cada vez mais com o tempo para a eventual venda ou mesmo oferecendo a renda constante de aluguel. Além de garantir mais segurança em seus investimentos, os imóveis ajudam a proporcionar estabilidade financeira para seus filhos e netos.

Investir em imóveis é mais que aproveitar uma oportunidade de negócios, é uma forma de proporcionar um futuro com melhores condições de vida para sua família.

Afinal, como investir em imóveis?

Existem algumas atitudes que você pode tomar para investir no mercado imobiliário de forma correta e segura, usufruindo dos proventos do investimento o quanto antes. Acompanhe algumas dicas para alguns dos diferentes tipos de investimentos disponíveis.

Terrenos

A expansão urbana das cidades faz valorizar os terrenos em seus entornos e fazem deles ótimas opções para quem está começando a investir em imóveis. Busque terrenos em regiões com grande potencial de desenvolvimento urbano e veja eles valorizarem enormemente com a chegada da infra-estrutura e desenvolvimento urbano.

Imóveis na planta

Imóveis na planta saem muito mais baratos e valorizam incrivelmente após o início da construção, gerando uma ótima oportunidade de lucro sobre o investimento. Existem ainda muitos compradores que precisam revender o imóvel antes mesmo do lançamento, negociar com eles também pode ser muito vantajoso.

Imóveis usados

Imóveis usados também se apresentam como boas opções, mas é necessário tomar muito cuidado antes de fechar a compra. É preciso saber exatamente as condições do imóvel, se serão necessárias reformas e se estas reformas levarão a uma valorização interessante para você enquanto investidor.

Um investidor atento pode encontrar imóveis que são verdadeiras pedras preciosas a serem lapidadas ou mesmo imóveis sendo vendidos abaixo do preço do mercado por proprietários que necessitam de dinheiro rápido.

Investir em imóveis para locação

Comprando um imóvel para alugar, é preciso ficar muito atento se o imóvel está localizado em uma região de alta demanda ou que tem um potencial de demanda para um futuro próximo. Além disso, é preciso escolher imóveis com ambientes versáteis, que atraiam diferentes perfis de pessoas, aumentando as chances de sempre ter um inquilino e a renda fixa mensal proveniente do aluguel.

Construir para vender ou alugar

Ao investir em terrenos, há também a opção de construir no lote para valorizá-lo ou mesmo gerar uma renda com aluguel. Muitos investidores constroem prédios de apartamentos ou salas comerciais nos terrenos, multiplicando por várias vezes seu valor.

Os imóveis construídos podem ser vendidos com um bom lucro ou alugados para a recuperação do investimento e lucros exponenciais através do tempo. Para vender ou alugar imóveis construídos a um bom preço e recuperar os gastos com a compra do terreno e construção, procure uma imobiliária com grande presença no mercado.

Considere diferentes opções de investimento

Você pode querer investir em imóveis na planta, terrenos ou construções já existentes, mas estas não são as únicas formas de investir em imóveis. Existem também os fundos de investimento imobiliário e a possibilidade de você mesmo buscar parceiros para criar um grupo de investimento.

Procure entender as diferentes formas de investir em imóveis e escolha aquela que é a mais adequada para o seu momento financeiro e seus objetivos. Imóveis na planta e terrenos são boas opções para quem deseja um retorno rápido, já os fundos e os grupos de investimento são mais interessantes para quem não tem tanto capital inicial para investir, por exemplo.

Invista com inteligência

Não se deixe levar por ofertas irrecusáveis, procure entender o que faz de um terreno ou imóvel uma boa oportunidade, converse com especialistas no mercado imobiliário, fique atento ao noticiário, procure entender qual a infraestrutura e o potencial de desenvolvimento urbano da região em que o imóvel está localizado.

Colete o máximo de informações antes de fechar a compra de um terreno ou imóvel e busque garantias de que o negócio é realmente o melhor para você e seus objetivos.

Conte sempre com a ajuda de uma imobiliária

Para que você tenha certeza sobre a qualidade de seu investimento e garanta resultados realmente interessantes é importante conhecer bem o mercado imobiliário e todos os fatores que influenciam na valorização de imóveis, desde a estrutura, até a localização.

Procure conversar com uma imobiliária de tradição na cidade em que você pretende investir. Empresas com foco total no mercado imobiliário, com profissionais especialistas e com grande experiência lidando com a busca e negociação de imóveis.

As melhores imobiliárias contam com um grande catálogo de imóveis à venda, seja usados, novos ou mesmo ainda na planta, além de buscarem no mercado as melhores opções de acordo com o seu perfil enquanto investidor, atendendo às suas expectativas e permitindo que você faça o melhor negócio.

Com tradição no mercado imobiliário de Goiás, a Bambuí oferece a você uma estrutura completa, com profissionais prontos para lhe apresentar as melhores opções em imóveis e acompanhar todo o processo, desde a busca até a negociação.

A Bambuí tem em seu catálogo lançamentos de alto padrão exclusivos em Goiânia. São projetos que ainda estão em fase de construção e apresentam um incrível potencial de valorização, estando localizado nas regiões que mais crescem na cidade, tais como o Inspirare Spa Residence e o HL Park Vaca Brava.

Para maior comodidade dos nossos clientes, também administramos aluguéis e cuidamos de toda a parte burocrática que envolve a locação de imóveis. Além disso, a Bambuí conta com um catálogo de imóveis novos e usados, que se apresentam como ótimas opções para quem deseja investir em imóveis para morar ou alugar.

Cuidando de toda a negociação e a burocracia envolvida na aquisição de um imóvel, os profissionais da Bambuí ajudam você a investir em imóveis adequados ao seu objetivo e que oferecem o melhor potencial de retorno sobre o investimento realizado.

Tenha mais qualidade, facilidade e agilidade ao investir em imóveis. Fale com a Bambuí para vender, comprar ou alugar um imóvel!

Comentários