ALUGUEL

6299123-5560
6299858-4748

Como se planejar financeiramente para comprar um imóvel?

Comprar um imóvel é um desejo comum para qualquer pessoa, mas não é uma tarefa simples. Antes de buscar o imóvel dos seus sonhos, é preciso ter certeza de que você possui condições financeiras e uma estabilidade em seu orçamento capazes de sustentar um compromisso que pode se estender por muitos anos.

É preciso ter um bom planejamento financeiro, buscar alternativas interessantes para manter e gerar capital e, é claro, conhecer muito bem quais são as condições disponíveis para a realização de um negócio tão complexo. Acompanhe a seguir algumas informações importantes para que você consiga se planejar financeiramente e comprar o imóvel dos seus sonhos.

Organize-se

Imóveis são bens de alto valor e patrimônios para a vida toda. Por isso, antes de comprar o seu é preciso entender os custos envolvidos e a responsabilidade que estará sendo assumida. É importante se organizar financeiramente para não sofrer no futuro.

Entenda bem o seu orçamento mensal, coloque no papel quais são seus ganhos e gastos, entenda quanto dinheiro e crédito você tem disponível e descubra exatamente quanto do seu dinheiro pode ser dedicado exclusivamente à compra do imóvel e ao pagamento das parcelas da negociação.

Ao financiar um imóvel, é natural dividir o pagamento em várias parcelas, que serão pagas mensalmente durante anos, por isso seu planejamento orçamentário deve ser o mais extenso e seguro possível.

Procure calcular quanto você deve gastar de entrada para ter parcelas que cabem no seu bolso e também entenda que é necessário também economizar um valor todo mês para poder cobrir custos, caso haja algum aperto no futuro – ou mesmo para poder adiantar pagamentos posteriormente e receber descontos.

Estabeleça um percentual de sua renda para dedicar ao pagamento das parcelas e outro para poupar todos os meses e garanta a aquisição de seu imóvel com tranquilidade financeira!

Invista o dinheiro poupado

O dinheiro que você guarda todo mês para ter segurança financeira não precisa ficar parado. Você pode investir em diversas aplicações e conquistar mais capital para poder dar entrada ou mesmo quitar parcelas de seu imóvel com antecedência.

Poupança e tesouro direto, são opções de investimento mais seguros e com liquidez rápida, mas que não geram lucros consideráveis, praticamente apenas corrigindo o valor poupado com a inflação.

Entretanto existem outras opções que podem oferecer lucros maiores, porém também podem ser menos vantajosas com relação à liquidez, como fundos de investimento, investimentos em ações, entre outros.

O importante é deixar seu dinheiro onde ele não seja desvalorizado e possa até aumentar um pouco, afinal dinheiro parado é segurança, mas não precisa ser também uma oportunidade perdida.

Procure sempre a melhor forma de pagamento

Lógico que comprar à vista é sempre a melhor opção, mas raramente é uma condição viável quando falamos em imóveis e isso significa que você, enquanto comprador, deve buscar as melhores condições de pagamento, dentro do orçamento disponível para investir na compra de um imóvel.

A opção mais comum é o financiamento imobiliário, em que uma instituição financeira faz o aporte do valor do imóvel e você paga uma entrada, seguida de dezenas de parcelas mensais com juros, tudo calculado e acordado antes de fechar o negócio.

Nestes casos, o ideal é que você tenha pelo menos 30% do valor do imóvel disponível para pagar a entrada. Quanto maior for o valor pago na entrada, melhores são as condições de pagamento e menores são os valores das parcelas.

Tente fechar parcelas que representam no máximo 20% de sua renda, para conseguir pagar todos os meses, já que juros e multas do atraso do pagamento são muito grandes e a inadimplência pode causar problemas legais.

Uma boa saída para pagar a entrada do imóvel é utilizar-se do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que pode custear aquisição ou financiamento de imóveis. Porém lembre-se de checar bem quais são as condições e taxas do banco em que você irá realizar o financiamento, antes de comprometer seu dinheiro em uma entrada.

Outra opção interessante para comprar um imóvel é fazer parte de um consórcio. É uma boa alternativa para quem não tem pressa para adquirir seu imóvel e também para quem tem muita dificuldade de poupar dinheiro.

Em um consórcio você paga um valor mensal por um tempo determinado e recebe uma carta de crédito que também pode ser utilizada para pagar a entrada de um imóvel. O interessante do consórcio é que é possível receber esta carta de crédito a qualquer momento, por meio de lances e sorteios mensais. Ou seja, com sorte – ou gastando um pouco mais – você pode receber o dinheiro para a entrada do imóvel antes de finalizar o pagamento do consórcio.

Lembre-se que as parcelas do consórcio também precisam ser acessíveis, pois o atraso no pagamento e o acúmulo de parcelas faz com que sejam adicionados custos de juros e multa, elevando bastante o valor que você deve gastar.

Converse com especialistas na hora de comprar um imóvel

Na hora de comprar um imóvel, busque sempre a ajuda de profissionais especialistas no mercado imobiliário e capazes de identificar as melhores oportunidades de negociação, adequadas às suas expectativas e à sua realidade financeira.

A Bambuí é uma imobiliária de tradição em Goiânia, que conta com corretores especialistas e toda uma estrutura de profissionais trabalhando para garantir que você faça a melhor compra! Nossos corretores buscam opções dentro da sua realidade e fazem o intermédio de toda a negociação com todos os envolvidos:  sejam proprietários, bancos, construtoras ou compradores.

Com o auxílio de um dos corretores da Bambuí, você seleciona um imóvel com as melhores condições e dentro do seu orçamento, sem precisar se preocupar em lidar com os processos burocráticos e garantindo um preço e condições de pagamento justas!

Veja todos os imóveis à venda pela Bambuí aqui e aproveite também para conferir nossos lançamentos em nosso site! Faça um planejamento para comprar um imóvel com a ajuda da Bambuí e utilize toda a nossa estrutura a seu favor. Fale agora com a Bambuí!

Comentários