623239-1919
6299203-1700

Compra de imóveis: patrimônio e estabilidade financeira

Diversas motivações levam pessoas a comprar um imóvel: o “sonho da casa própria”,  ficar livre do aluguel, aplicação de investimentos, formar um patrimônio e ter tranquilidade no futuro. A estabilidade financeira pode resumir todos esses tópicos, pois as finanças estão envolvidas no planejamento de vida das pessoas.

Mas a compra de um imóvel é garantia de patrimônio e estabilidade financeira?

É uma relação direta! Não ser refém dos preços e reajustes do valor do aluguel impacta diretamente no planejamento das finanças e, consequentemente, uma maior satisfação pessoal.

Assim, ter um imóvel significa investir no que é seu. Enquanto o dinheiro do aluguel não tem retorno, o de um financiamento volta em forma de investimento. Não se esqueça que, se bem cuidado, o imóvel pode valorizar ao longo do tempo.

Quais são as vantagens financeiras de ter uma casa própria?

Durante o percurso para a aquisição da casa própria, lições valiosas sobre economia e otimização da renda doméstica são aprendidas. Com a compra, propriamente dita, tem início a formação do seu patrimônio, o que representa segurança e estabilidade financeira. Essa aquisição servirá de reserva de capital em caso de necessidade repentina, que pode ser alugada ou vendida.

Quando se tem a casa própria também não há o risco do locador pedir o imóvel, risco que mesmo os bons pagadores podem correr. O valor do aluguel também é reajustado frequentemente, causando instabilidades no planejamento financeiro. Nesse caso, a valorização do imóvel ao longo dos anos vai gerar renda para o proprietário.

Outra vantagem em estabelecer um patrimônio é poder fazer intervenções e reformas da maneira que bem entender. Quando o imóvel é alugado, muitas mudanças dependem da aprovação do proprietário e podem causar transtornos.

Por tudo isso, adquirir um patrimônio tem relação direta com a estabilidade financeira, maior tranquilidade e realização pessoal. Ao término do financiamento, os custos domésticos serão reduzidos e o orçamento permitirá gastar com outras necessidades e desejos.

Gostou das nossas dicas? Tem alguma pergunta? Fale conosco através dos comentários.

Comentários