623239-1919
6299203-1700

Cortina ou persiana? Veja dicas para escolher a melhor opção

Na hora de escolher entre cortinas ou persianas, a primeira coisa que deve ser levada em conta é qual a função que queremos dar a esse elemento: privacidade, bloqueio ou redução de luz, isolamento térmico, acústica ou um simples elemento decorativo.

Não existe uma regra dizendo em que caso é melhor usar cortina ou persiana, é uma escolha pessoal. Mas confira alguns pontos que podem te ajudar na hora de escolher.

Cortinas

A cortina traz um ar sofisticado e glamouroso ao ambiente, mas requer cuidados permanentes de limpeza.

Normalmente, os tecidos sintéticos, como poliéster e viscose, são mais práticos e com preços mais acessíveis, podendo ser lavados em casa mesmo.

 

Para escolher uma cortina, devem ser considerados: tendências, cores e estilos dos móveis e acessórios que compõe os ambientes.

Na hora de bater o martelo com relação à cor, se estiver sem opções, aposte no branco. A cor é curinga e combina com qualquer ambiente e tom de parede. O ideal é que a cortina fique neutra, sem chamar atenção.

Quanto ao comprimento das cortinas, geralmente deve ser rente ao chão ou até 1 ou 2cm maior que a altura, sempre arrastando uma pequena parte no chão.

Persianas

As persianas têm a vantagem de quenão precisam preencher toda a parede. Elas podem apenas cobrir umasuperfície envidraçada.

Existem muitos modelos, acabamentos e versões, podendo ser horizontais ou verticais, das mais diversas cores e tamanhos. Com exceção das de tecido, as persianas são recomendadas em lugar das cortinas para as pessoas alérgicas, devido à facilidade de limpeza e menor acúmulo de poeira.

Seja persiana ou cortina, o importante é manter ambas limpas e com cores que combinem com o ambiente onde estão. No mais elas cumpriram o papel de suavizar a luz externa e deixar o ambiente mais aconchegante.

*Com informações: Lugar Certo

Comentários