623239-1919
6299203-1700

Dicas para criar um gato no apartamento

Já pensou em ter um gatinho no seu lar? É uma das melhores opções para quem quer ter um bichinho de estimação no apartamento. Enquanto cachorros são, muitas vezes, até proibidos pelas leis de condomínio (por conta do espaço reduzido e dos latidos), com gatos esse problema dificilmente acontece.

São pequenos, organizados, silenciosos, independentes e até limpinhos. É uma vida tranquila, cercada de momentos fofos, mas também cheias de perigos. Para aqueles que procuram um companheiro felino ou para aqueles que já têm, o Blog Bambuí separou algumas dicas básicas para você não errar com seu novo amigo:

– Proteção nas janelas

O primeiro passo é providenciar telas para as janelas e varanda do seu apartamento. Os gatos são caçadores e estão sempre atentos aos movimentos ao seu redor. Portanto, as telas evitam acidentes graves caso o seu bichinho tente pular.

– Garanta a diversão

Os brinquedinhos são importantes para que o gato faça exercícios, o que evita a obesidade. Você pode gastar muito em uma bolinha supermoderna comprada no petshop, mas gato gosta mesmo é de coisas simples, como uma caixa de papelão, bolinhas de papel e até fitas de presente. E não se esqueça dos “arranhadores para gatos”, que são fundamentais. Assim, o seu gato não utiliza os móveis da casa para afiar suas unhas.

– Caixa de areia

Os bichanos que vivem em apartamentos fazem suas necessidades nas famosas caixas de areia, que, na verdade, é argila em flocos. A função é absorver o xixi e “empanar” o cocô. Desta maneira, tudo fica sem cheiro e muito fácil de limpar.

Bastar retirar os dejetos e repor a areia. O conteúdo todo deve ser trocado a cada duas semanas, quando a caixa precisa ser lavada com água e sabão neutro.

– Consultas e vacinas

Mesmo que o seu gatinho não saia de casa, é muito importante manter as vacinas em dia. Isso porque um contato do dono com um animal estranho e doente pode ser perigoso para seu gatinho em casa. E não se esqueça de levar seu amigo ao veterinário com frequência para um check-up!

– Na hora de dormir

Gatos gostam de lugares macios e limpos, podendo ser a própria cama ou a sua! Dormir com o gato é uma maravilha, principalmente no inverno. Mas saiba que, se você permitir, isso se tornará um hábito. Uma caixa de papelão com paredes baixas e forradas com um cobertor bem macio, ou mesmo uma cesta de vime com uma toalha molinha são excelentes opções de caminhas e também muito baratas.

Quer saber mais sobre a rotina dos gatinhos no apê? Busque mais informações com o veterinário e converse com pessoas que já vivem com seus bichanos em casa.

Gostou das dicas? Então compartilhe com seus amigos e nos conte se você tiver mais dicas!

Comentários