623239-1919
6299203-1700

Dicas para quem vai alugar o primeiro apartamento

Está pensando em alugar o seu primeiro apartamento? Escolher a sua nova moradia pode ser bem mais complicado do que parece. Mas não se preocupe! Reunimos algumas dicas para quem pretende se mudar, mas não quer cometer erros na hora de fechar o contrato.

1 – Qual o valor do aluguel e condomínio que você está disposto a pagar?

Diante tantas opções de apartamentos disponíveis para alugar, nunca se esqueça de ver o valor do condomínio do prédio e somar ao aluguel para saber quanto você vai gastar por mês. Se você já morou sozinho, deve ter uma ideia de quanto gasta também em luz/água/telefone/outras coisas, e isso também deve ser somado. Mas se você está saindo da casa da família pela primeira vez, pense que ainda existem essas contas a serem consideradas.

2 – A posição do sol faz toda diferença

Procure ver quando o sol bate no seu apartamento, em que direção e em quais horários. Se o apartamento fica em um ângulo em que o sol quase nunca entra, ele pode ser úmido e você terá sérios problemas com mofo. Se ele entra direto na sala durante a tarde, você precisará estudar onde colocar sua TV.

3 – Lembre-se da ventilação do seu apê

Se você está entre um apartamento que fica de esquina e um que fica no meio do prédio, escolha o de esquina. Os apartamentos que ficam nos andares do meio do prédio sofrem de pouca ventilação, pois a brisa não consegue correr de uma janela para outra. Nesse caso, o apartamento pode ficar muito quente no verão.

4 – Fique de olho na elétrica

Caso tenha (ou pretende ter) muitos aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, é importante se informar de como anda a fiação do apartamento. Os prédios mais antigos são lindos, altos, espaçosos, mas normalmente têm fiação precária. Se você ligar todos os aparelhos na única tomada da sala, corre o risco de perder todos eles de uma só vez.

5 – De olho no piso!

O apartamento é lindo, ótima localização, amplo e cabe no bolso, mas o chão é de carpet. Se você gosta de uma boa faxina ou pode pagar uma diarista/empregada, continua sendo uma ótima opção. Se não, fique avisado de que carpet no chão dá bastante trabalho, fora que você não poderá ter bichinhos de estimação peludos e nem ser alérgico a poeira.

Os pisos de madeira laminada são lindos, mas são fáceis de riscar e você vai precisar dar explicações à imobiliária quando for devolver o apartamento. A melhor opção são os pisos de pedra (azulejos, porcelanato, etc), pois são fáceis de manter limpos. Fica a dica!

6 – Acústica também é importante

Essa dica é para avaliar muito mais você do que o seu apartamento novo. Se você é muito barulhento (fala alto, gosta de ouvir a TV no volume alto, toca algum instrumento, etc), é bom ver se as paredes do seu apartamento são grossas o bastante para você não se incomodar. E se você já é mais do tipo quieto, lembre-se de que os seus vizinhos podem não ser.

É preciso observar também o estado do apartamento, o andar, a vista, garagem, mas vai da opinião de cada um. E não se esqueça de convidar os amigos para estrear o apartamento quando estiver tudo organizado!

Ficou interessado? Conheça as melhores opções na BAMBUÍ!

Comentários