623239-1919
6299203-1700

Como saber se um investimento é seguro e rentável?

quais os tipos de investimento seguro e rentável

O começo de um novo ano é inspirador para muitas pessoas. Alguns desejam viajar mais, outros trabalhar menos e há quem queira até experimentar novas aventuras. Mas para alguns é tempo de investir! E como garantir um investimento seguro e rentável?

Até mesmo os mais experientes no ramo dos investimentos sabem que o planejamento é essencial. Então existe alguma “fórmula” para saber se um investimento é seguro e rentável? Separamos algumas dicas que podem te ajudar a escolher a melhor opção. Confira:

Entenda os riscos de crédito e de mercado

O risco de mercado acontece quando a taxa de juros (ou outro indexador de sua aplicação) varia durante o prazo do investimento e você ganha mais ou menos que o esperado inicialmente. No caso de risco de crédito, é simplesmente a possibilidade da instituição da qual você investiu falir e você não ter seu dinheiro de volta. Isso, obviamente, influencia diretamente o seu investimento seguro e rentável.

Calcule o retorno

Defina com clareza o objetivo do seu investimento! Se você vai fazer uma viagem para daqui a um ano, o fundo de ações pode não ser a melhor escolha. Agora se você deseja acumular patrimônio para daqui a 20 anos, por exemplo, ele pode ser uma excelente alternativa.

Para garantir um investimento seguro e rentável, é importante atentar-se também para a taxa de administração, tarifas e outros custos que são “embutidos” nessa relação risco/retorno. Observe o Imposto de Renda cobrado, que muitas vezes diminui com o passar do tempo.

Fique atento a liquidez (facilidade para resgatar o investimento)

Alguns Bancos oferecem a famosa “liquidez no vencimento”, isto significa que o investimento não possui liquidez. Se o prazo for de 5 anos, por exemplo, você pode esquecer que você tem aquele dinheiro até o vencimento, pois mesmo na maior das urgências você não vai poder resgatar. Por isso que investimentos com menor liquidez possuem maior retorno. Há também casos com penalidades para resgate antecipado.

Independente do tipo de investimento, essas dicas vão te dar uma base para começar. Para assegurar um investimento seguro e rentável, você deve ter certeza do que você tem, do que precisa e do que deseja!

Gostou das dicas? Faltou alguma dica que você considera indispensável? Escreva nos comentários e continue acompanhando nosso blog.

Comentários