623239-1919
6299203-1700

Organização na hora de guardar documentos

Organizar os documentos na hora de guardá-los, além de economizar espaço, pode poupar perrengues futuros e evitar uma grande dor de cabeça na hora em que precisar encontrar algo. Mas como fazer isso? É o que você verá a seguir:

O primeiro passo será juntar toda a papelada e definir o que não é mais relevante manter guardado e que pode ser descartado. Especialistas definiram períodos de armazenamento de documentos de acordo com sua relevância. São eles:

•    1 mês
Recibos e notas fiscais de pequenas compras e comprovantes de depósito bancário.
•    1 ano
Canhoto de talão de cheque, faturas de cartão de crédito, extratos bancários e de investimento, apólices e pagamentos de seguro.
•    5 anos
Contas de água, gás, luz, telefone, internet, comprovantes de pagamento de aluguel, comprovantes de pagamento de cartão de crédito, comprovante de pagamento de mensalidade escolar e cursos diversos, recibos de pagamento de convênio médico.
•    10 anos
Contas de condomínio, segundo especialistas, devem ser guardadas mesmo após sair do imóvel em questão, por até 10 anos seguintes;
•    Para sempre
Testamento, declaração de IR, holerites de pagamento, carnê de INSS, registro de imóveis, certificado de estudos, certidão de casamento, nascimento e óbito, documento de carro, escrituras.

Feito isso, hora de descartar o desnecessário e separar por categorias o que será mantido. Cada um tem sua maneira de organizar pertences: por ordem alfabética, por ordem de importância, por cor. Não importa. Organize de acordo com o seu costume, com o seu gosto e de maneira que você lembre e associe facilmente sua procura.

Caixas organizadoras e pastas organizadoras são sempre uma ótima opção para guardar tudo. Uma dica é identificar a pasta com a categoria escolhida e, dentro dela, separar subcategorias. Por exemplo: categoria “contas pagas”, subcategorias “luz”, “água”, “internet”, “gás”, “telefone” etc. Faça isso com todas as pastas até tudo estar em ordem e em seu devido lugar.

Outras dicas importantes são: para melhor organizar suas contas, tenha sempre em mãos uma pasta sanfonada com contas a pagar e, quando for jogar fora documentos que não mais serão armazenados, rasgue-os sempre eliminando toda e qualquer informação confidencial, senha, dados bancários, etc.

 

Comentários