623239-1919
6299203-1700

Passeios com o seu cão

Para quem mora em apartamento, os passeios com os cães são essenciais para aliviar o estresse ou deixar o animal fazer suas necessidades na rua.

Os exercícios físicos contribuem para evitar diversas doenças, como a obesidade canina e também a depressão. Há raças que simplesmente não sabem como viver sem isso. Por isso, conhecer mais sobre a frequência ideal de cada passeio e deixar seu cão contente e saudável é a melhor forma de demonstrar o seu amor por ele.

E aí você se pergunta: “Quantas vezes devo passear com o meu cão?”

Segundo a Dog Walker Andréa Sardas Guerra, formada em Biologia e pós-graduada no Manejo de Animais Silvestres, a quantidade de passeios e a sua duração varia de acordo com a rotina e os cuidados de cada proprietário. 

Em média, a quantidade de passeios varia de 3 a 4 vezes ao dia quando é para fazer as necessidades fora, e a duração de cada passeio deve variar entre 20 minutos e 1 hora. Isso tudo vai depender se a função do passeio é para o cão fazer suas necessidades ou para se exercitar, diz a especialista.

No caso de exercícios, um passeio diário já é o suficiente e deve ser adequado o número de vezes na semana de acordo com a raça do animal.

Se o cão só faz suas necessidades na rua, quanto maior o número de vezes ele for passear melhor, porque isso vai evitar que o cão desenvolva uma infecção urinária por segurar o xixi por muito tempo ou alguma outra complicação posterior.

Vale lembrar que os cães filhotes e mais idosos tendem a ir mais vezes para fora fazer as necessidades. Então, se optar por essa rotina, fique atento. Não se pode esperar mais de 8 horas para levá-lo, mas o tempo ideal é de 5 horas, sendo que os filhotes precisam ir de 3 a 4 horas, já que as bexigas são menores e não possuem tanto controle quanto os mais adultos.

Ou seja, a definição dessa rotina vai depender bastante do objetivo principal dela, se é realizar exercícios físicos ou colaborar para o adequado funcionamento do seu intestino e sistema urinário.

Se o seu cão tem um tapete higiênico ou local destinado para necessidades fisiológicas, aproveite a rotina de passeios para aliviar o estresse e brincar com ele.

 

Fonte: Agenda Pet

Comentários