623239-1919
6299203-1700

Psicologia infantil na sua decoração: conheça o quarto montessoriano, tendência para o quarto do bebê

Um ambiente para quem, muito mais que design e beleza, está preocupado com o desenvolvimento cognitivo das crianças: o quarto montessoriano é 10% decoração e 90% psicologia.

Criado no início do século pela educadora italiana Maria Montessori, esse método prioriza a autoeducação, ou seja, o estímulo ao desenvolvimento e à autonomia, de forma que os pequenos se sintam confortáveis para explorar o espaço e fazer descobertas por conta própria.

É por esse motivo que, em vez de camas e cômodas altas – que impedem o acesso das crianças a qualquer objeto que seja – o quarto montessoriano tem colchões no chão (com as devidas proteções, claro), que permitem à criança se deitar ou levantar quando quiser.

Os brinquedos – que, como todos sabemos, são essenciais para a criatividade das crianças – também devem estar a seu alcance, o tempo todo. Para despertar o interesse e impedir que elas enjoem dos brinquedos, eles devem ser trocados quinzenalmente.

Além disso, outros elementos são essenciais nesse tipo de quarto: é importante ter uma barra afixada à parede, para facilitar que a criança se levante e ande por conta própria; tapetes podem proporcionar experiências sensoriais aos bebês e dar noção de espaço aos maiores; armários baixos para deixar as roupas ao alcance dos pequenos (apenas algumas peças).

Por último, mas não menos importante, instale um espelho fixado a uma tábua de madeira ou MDF, para impedir que estilhaços machuquem as crianças, caso haja quebra. Esse acessório é essencial para que os pimpolhos possam se reconhecer.

E a segurança, onde fica?

Com certeza, não é qualquer família que se sente confortável com a ideia de deixar um filho pequeno “se virar” mas, com as precauções adequadas, você não terá com o que se preocupar.

A arquiteta carioca Cristiane Passos, em entrevista à Revista Casa e Jardim, recomenda evitar móveis com quinas, quadros protegidos com vidro (prefira acrílico), proteger todas as tomadas e fixar os objetos na parede com fita dupla face, em vez de pregos ou parafusos.

Veja, a seguir, algumas inspirações de quarto montessoriano!

Créditos das fotos: Andrea Marques/Divulgação NaToca

 

Com informações de Revista Casa e Jardim e Living Montessori Now.

 

BAIXE GRÁTIS a revista “Pouco Espaço, Grandes Ideias” e transforme o seu cantinho favorito!

Comentários